As festas de
final sempre geram muita expectativa, tanto no âmbito das famílias como no meio
corporativo. Agitam quem responde pela organização, e mexem com a zona de
conforto dos convidados. Sim, porque uma festa de fim de ano da empresa não é
uma festa qualquer. É da empresa. É a ocasião em que vamos encontrar as pessoas
de nossa convivência diária num outro clima, com mais descontração, mais
animação, longe das cobranças por metas e resultados.
E aqui vai o
meu temperinho, para não dizer, meu veneninho de “toma cuidado!!”: é uma festa
corporativa e como tal é a extensão do dia de trabalho, com uma dinâmica mais
festiva e comemorativa, eu diria.
“Tá, e daí? O
que queres dizer com isso?” talvez alguém queira me interpelar assim. Quero
dizer que na festa de fim de ano, você deve manter o mesmo cuidado, a mesma
preocupação com a sua imagem que você mantém no cotidiano. Nada de relaxar
porque é festa.
As festas
corporativas de fim de ano são uma excelente oportunidade para ampliar ou
solidificar os relacionamentos profissionais e a imagem também. Não tem como
separar. Você, se tiver planos de carreira e estiver apostando em galgar cargos
mais altos na empresa, será observado sutilmente com as lentes de quem projeta
ver você em um evento representando a empresa no futuro. É o momento em que se
aproveita para avaliar informalmente um talento em público, em um espaço
descontraído, para ver se sabe se relacionar dentro dos padrões da empresa.
Padrões esses muitas vezes não escritos, nem ditos, porém esperados e
subliminarmente exigidos.
Então, como
encarar com sucesso (e sem sofrimento!!) um evento corporativo de fim de ano, e
ainda ganhar pontos de seus observadores invisíveis?
1ª. dica >
Confirme sua presença. Não deixe a pessoa responsável pela organização no
vácuo. Nada de confirmar no último dia. Nada de comentar pelos corredores da
empresa que não sabe se vai porque tem outro evento. Nada de se fazer de
difícil e desdenhar o evento. Não confirmar a presença e depois comparecer, nem
pensar!..... nada de “dar só uma passadinha na festa”.
2ª. dica >
Chegue na hora e saia no tempo em que a maioria sair. Não fique para ser o
último. A não ser que seja da equipe de organização da festa. Ah... verifique
se a festa é só para os colaboradores. Se for, please não caia na tentação de levar esposa, filhos, amigos.
3ª. dica >
Use trajes adequados ao ambiente. Lembrando que a festa é uma extensão do
ambiente de trabalho, a roupa deve ser sem exageros nos decotes, no
comprimento, nas transparências e por aí afora. Se você tiver dúvida sobre o
traje, pergunte para a pessoa responsável pela organização.
4ª. dica >
Seja comedido ao comer. Coma com modos e elegância. Não leve comida para casa,
a não ser que for convidado a fazer para evitar desperdício. Também é feio
levar como lembrança objetos de decoração, que precisam ser devolvidos para a
empresa de decoração.
5ª. dica > Modere
na bebida. Nada mais prejudicial à imagem pessoal e profissional do que ter de
pedir desculpas no dia seguinte por algum vexame que tenha dado na festa. Caso
fique fora do controle no segundo copo, pare de beber no primeiro copo. Não dê
margem ao azar (se é que beber demais é de fato uma questão de azar!!).
Resumindo, evite bebidas em demasia para não se tornar inconveniente. Você
“está sendo filmado” com a percepção e avaliação das lentes da chefia, que pode
entender que é assim que você é e age no cotidiano.
6ª. dica >
Evite intimidades. Sim, a festa é momento para a descontração sem exageros, e
sem intimidades. Com a chefia, então, nem em sonho!! Cuidado com as piadinhas e
com os comentários maldosos a respeito da empresa ou de algum colega de
trabalho. Divirta-se, no entanto, mantenha o foco de que é uma comemoração de
trabalho.
7ª. dica >
Fortaleça o networking, interaja com sua rede de relacionamentos em ambiente
real. Seja gentil, sorridente, educado, participativo. Trata-se de uma
oportunidade de conhecer melhor os colegas de trabalho. Interaja com o maior
número possível deles que puder. Não se atenha a conversar com um único grupo.
Circule. Procure conversar principalmente com aqueles com os quais você não tem
muito contato no dia a dia. Quem sabe vocês descubram interesses comuns para o
benefício comum e coletivo.
8ª. dica >
Converse também com seu chefe. Sem monopolizá-lo, claro! E também não caia na
tentação de se achar íntimo dele.
9ª. dica >
Agradeça ao chefe e à organização do evento ao se despedir. No dia seguinte,
envie ainda um e-mail de agradecimento por escrito.
10. dica >
Vá à festa, divirta-se e tenha sempre como propósito primordial o bem estar do
outro.
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