domingo, 21 de fevereiro de 2016

A refeição como ritual e obra de arte


Ritual é ação frequentemente repetida, numa forma em grande parte estabelecida com antecipação. Visa a tornar corretas essas ações. Todos os presentes sabem o que deve ocorrer e reparam quando não ocorre.

É uma definição de ritual escrita por Margaret Visser, em seu livro O Ritual do Jantar: as origens, evolução, excentricidades e significado das boas maneiras à mesa. No livro, a autora revela que as regras de comportamento à mesa têm uma história antiga e complexa e não se resumem a escolhas aleatórias no tempo e no espaço.

Margaret Visser considera a refeição como ritual e obra de arte, com "limites estabelecidos, desejos despertados e satisfeitos, seduções, variedade, estabelecimento de modelos e maquinação. Como numa obra de arte, não apenas a forma geral mas também os detalhes importam por demais." (p.18)


Hoje, todos dependemos de saber como nos movimentar em nosso complexo e perigoso mundo social e corporativo. Conhecer o ritual das refeições - e lembrando mais uma vez que ritual é o comportamento esperado e o correto - requer ações repetidas constantemente.

Em outras palavras, significa que se tivermos assimilado, se soubermos e praticarmos diariamente as boas maneiras à mesa, não teremos mais que pensar na maneira como lidar com nosso garfo e a faca toda vez em que somos servidos, principalmente em ocasiões consideradas especiais e fora da rotina. Como afirma Margaret Visser, ao contrário, "somos capazes de atacar nosso bife e apreciá-lo, enquanto demonstramos, sem esforço, contenção e competência e demonstramos nosso desejo de ser comunicativos, de aproveitar a companhia." (p.19)

Ter dominio das regras de boas maneiras capacita-nos ao interrelacionamento, pressionando-nos a nos comportarmos de modo previsível. Para Margaret Visser,  "as regras de cortesia tendem a se acumular nos momentos de transição, de encontros com outras pessoas, de tomar decisões, conferenciar, partir, comemorar. Os rituais estão aí para facilitar passagens difíceis." (p.22).

Os rituais incluem gestos, acenos, sinais com a cabeça, sorrir, um desculpe murmurado, atitudes e posturas adotadas quando estamos em pé ou sentados,.......


"O ritual é uma expressão de solidariedade. " (Margaret Visser)



Nenhum comentário:

Postar um comentário