terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Linguagem não verbal

 

A comunicação é o processo mediador do contato entre as pessoas.  Comunicamo-nos utilizando a linguagem, que é o instrumento de comunicação do ser humano. A interação com pessoas e instituições acontece por meio da linguagem verbal (fala e escrita) e da linguagem não verbal (gestos, tom de voz, expressão facial, sinais vocais, entonação...). Também denominada de linguagem corporal.

Há necessidade de se ter um bom domínio dos conhecimentos sobre linguagem, já que ela é usada para conversar, ouvir, expressar pensamentos e sentimentos, expor e relatar ideias e projetos, entender e resolver problemas.

No ambiente de trabalho, saber se comunicar é fundamental para o acesso e a transmissão de informações de forma rápida, ágil e precisa. Vejo muitos profissionais sendo traídos por sua autoconfiança ao lidar com as tecnologias traduzidas por smartphones, tabletes, aplicativos. O que nem sempre quer dizer que tenham habilidade de se comunicar. Resultado disso são os problemas enfrentados nas corporações na área de comunicação: ninguém mais ouve e presta atenção em ninguém e no que está sendo dito e escrito; responde verbalmente ou por escrito tudo em poucas palavras. Para economizar vocabulário. Será? Ou falta de vocabulário e ausência de habilidade na escrita?

Se há um certo descuido na utilização da linguagem verbal (na fala e na escrita), na linguagem não verbal (corporal) é ainda mais acentuado. Ou por desleixo ou por desconhecimento da importância da linguagem corporal na interação com as pessoas.

Trago aqui algumas colocações de Carol Goman, em seu livro A linguagem corporal dos líderes, que vão fazer você prestar mais atenção aos sinais não verbais que emite, bem como querer aguçar sua habilidade de ler e responder à linguagem corporal de outra pessoa para estabelecer empatia e conexão.

“Como os empregados, membros da equipe, clientes e colegas se sentem em relação a você, ao ‘passar pela sua sala’ algumas vezes ou observá-lo nos corredores corporativos?” (p. 30)

“A linguagem corporal é a administração do tempo, do espaço, da aparência, da postura, do gesto, da prosódia vocal, do toque, do cheiro, da expressão facial e do contato visual.” (p. 11)

“Quando utilizada de forma apropriada, a linguagem corporal pode ser a sua chave para um êxito maior. Ela pode ajudá-lo a desenvolver relações empresariais positivas, influenciar e motivar as pessoas que se reportam a você, melhorar a produtividade, criar um vínculo com os membros de sua equipe, apresentar as suas ideias de forma mais impactante, trabalhar com eficácia em um mundo multicultural e projetar o seu selo de carisma.” (p. 19-20)

“Quando se trata de linguagem corporal, o contexto é soberano. Você não pode dar sentido à mensagem não verbal de alguém, a menos que compreenda as circunstâncias por trás dela.” (p. 36)

Fonte: GOMAN, Carol K. A linguagem corporal dos líderes: como essa linguagem silenciosa pode ajudar – ou prejudicar – o seu modo de liderar. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário