As festas de final de ano sempre geram muita
expectativa, tanto no âmbito das famílias como no meio corporativo. Agitam quem
responde pela organização, e mexem com a zona de conforto dos convidados. Sim,
porque uma festa de fim de ano da empresa não é uma festa qualquer. É da
empresa. É a ocasião em que vamos encontrar as pessoas de nossa convivência
diária num outro clima, com mais descontração, mais animação, longe das
cobranças por metas e resultados.
E aqui vai o meu temperinho, para não dizer,
meu veneninho de “toma cuidado!!”: é uma festa corporativa e como tal é a
extensão do dia de trabalho, com uma dinâmica mais festiva e comemorativa, eu
diria.
“Tá, e daí? O que queres dizer com isso?”
talvez alguém queira me interpelar assim. Quero dizer que na festa de fim de
ano, você deve manter o mesmo cuidado, a mesma preocupação com a sua imagem que
você mantém no cotidiano. Nada de relaxar porque é festa.
As festas corporativas de fim de ano são uma
excelente oportunidade para ampliar ou solidificar os relacionamentos
profissionais e a imagem também. Não tem como separar. Você, se tiver planos de
carreira e estiver apostando em galgar cargos mais altos na empresa, será
observado sutilmente com as lentes de quem projeta ver você em um evento
representando a empresa no futuro. É o momento em que se aproveita para avaliar
informalmente um talento em público, em um espaço descontraído, para ver se
sabe se relacionar dentro dos padrões da empresa. Padrões esses muitas vezes
não escritos, nem ditos, porém esperados e subliminarmente exigidos.
Então, como encarar com sucesso (e sem
sofrimento!!) um evento corporativo de fim de ano, e ainda ganhar pontos de
seus observadores invisíveis?
1ª. dica > Confirme sua presença. Não
deixe a pessoa responsável pela organização no vácuo. Nada de confirmar no
último dia. Nada de comentar pelos corredores da empresa que não sabe se vai
porque tem outro evento. Nada de se fazer de difícil e desdenhar o evento. Não
confirmar a presença e depois comparecer, nem pensar!..... nada de “dar só uma
passadinha na festa”.
2ª. dica > Chegue na hora e saia no tempo
em que a maioria sair. Não fique para ser o último. A não ser que seja da
equipe de organização da festa. Ah... verifique se a festa é só para os
colaboradores. Se for, please não
caia na tentação de levar esposa, filhos, amigos.
3ª. dica > Use trajes adequados ao
ambiente. Lembrando que a festa é uma extensão do ambiente de trabalho, a roupa
deve ser sem exageros nos decotes, no comprimento, nas transparências e por aí
afora. Se você tiver dúvida sobre o traje, pergunte para a pessoa responsável
pela organização.
4ª. dica > Seja comedido ao comer. Coma
com modos e elegância. Não leve comida para casa, a não ser que for convidado a
fazer para evitar desperdício. Também é feio levar como lembrança objetos de
decoração, que precisam ser devolvidos para a empresa de decoração.
5ª. dica > Modere na bebida. Nada mais
prejudicial à imagem pessoal e profissional do que ter de pedir desculpas no
dia seguinte por algum vexame que tenha dado na festa. Caso fique fora do
controle no segundo copo, pare de beber no primeiro copo. Não dê margem ao azar
(se é que beber demais é de fato uma questão de azar!!). Resumindo, evite
bebidas em demasia para não se tornar inconveniente. Você “está sendo filmado”
com a percepção e avaliação das lentes da chefia, que pode entender que é assim
que você é e age no cotidiano.
6ª. dica > Evite intimidades. Sim, a festa
é momento para a descontração sem exageros, e sem intimidades. Com a chefia,
então, nem em sonho!! Cuidado com as piadinhas e com os comentários maldosos a
respeito da empresa ou de algum colega de trabalho. Divirta-se, no entanto,
mantenha o foco de que é uma comemoração de trabalho.
7ª. dica > Fortaleça o networking,
interaja com sua rede de relacionamentos em ambiente real. Seja gentil,
sorridente, educado, participativo. Trata-se de uma oportunidade de conhecer
melhor os colegas de trabalho. Interaja com o maior número possível deles que
puder. Não se atenha a conversar com um único grupo. Circule. Procure conversar
principalmente com aqueles com os quais você não tem muito contato no dia a
dia. Quem sabe vocês descubram interesses comuns para o benefício comum e
coletivo.
8ª. dica > Converse também com seu chefe.
Sem monopolizá-lo, claro! E também não caia na tentação de se achar íntimo
dele.
9ª. dica > Agradeça ao chefe e à
organização do evento ao se despedir. No dia seguinte, envie ainda um e-mail de
agradecimento por escrito.
10. dica > Vá à festa, divirta-se e tenha
sempre como propósito primordial o bem estar do outro.
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