Caros estudantes e profissionais de secretariado,
compartilho com vocês o texto que escrevi em 2005, quando lecionava a disciplina de Técnicas de Secretariado, no curso de Secretariado Executivo Bilíngue, da Universidade Regional de Blumenau.
Naquela ocasião fazíamos reflexões com muita frequência sobre o perfil do futuro profissional de Secretariado Executivo. Vocês profissionais hoje.
Quem sabe alguns aspectos deste texto ainda possam servir de inspiração para você construir e orientar sua caminhada profissional na área.
Uma leitura proveitosa!
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Você tiraria o chapéu para este perfil de um ASSESSOR EXECUTIVO
01.
O assessor/gestor
deve estar atento às mudanças de valores, crenças e comportamentos, às mudanças
do mercado de trabalho, à evolução profissional, às necessidades da empresa em
que atua. Além disso, deve antecipar-se a essas mudanças, automotivando-se e
desenvolvendo-se pela aprendizagem contínua.
02.
Ser um profissional
da área de assessoria executiva é investir no crescimento e na harmonia pessoal
e profissional e ter ciência do seu importante papel de agente de mudança e da
atuação como gerente e agente facilitador.
03.
A “corporação
virtual” está exigindo de um assessor/gestor capacidade de analisar dados e
informações, intervir, identificar e solucionar problemas, propor e promover a
venda de soluções por meio da manipulação de símbolos (dados, palavras,
representações orais e visuais), agilidade de raciocínio, criatividade,
iniciativa, autonomia e qualidades comportamentais.
04.
O mercado
absorverá, cada vez mais, os profissionais que forem líderes na motivação e
criação de ambientes de trabalho receptivos a talentos, criatividade e ideias,
para estarem a frente dessa missão ao lado dos dirigentes.
05.
Exige-se competência de comunicação
verbal e escrita em, no mínimo, dois idiomas estrangeiros, para elaborar
documentos empresariais, discursos, palestras e conferências, interpretar e
sintetizar textos.
06.
Para um profissional de assessoria e
gestão é essencial saber conviver harmoniosamente com as pessoas no ambiente
profissional e social. Em outras palavras, deve ter capacidade de estabelecer
relações interpessoais estáveis e eficazes entre as pessoas, para ser bem
sucedido no trabalho em equipe, na gestão e resolução de conflitos.
07.
A “organização fundamentada na
informação” (Peter Drucker) está na procura por profissionais capazes de criar
seu próprio entusiasmo, com atitudes necessárias para transformar pensar em fazer.
Para tanto, deve saber
aplicar com eficácia as técnicas de assessoramento e as funções gerenciais para
planejar, organizar, coordenar e gerenciar rotinas administrativas, projetos e
processos, e assessorar executivos e equipes de trabalho.
08.
Requer-se capacidade de empreender,
trazendo ideias e práticas inovadoras e pondo-as em prática. Capacidade de
encaminhar soluções práticas e rápidas.
09.
Um assessor/gestor deve saber se
posicionar no mercado como um fornecedor de habilidades e conhecimentos, que
auxiliado pela tecnologia de informação e comunicação, torna-se capaz de
prestar serviços para empresas localizadas em qualquer continente. Isso requer
que seja conhecedor dos rumos dos negócios no mundo da economia globalizada,
para saber lidar com as mudanças, adaptar-se e aprender a conviver dentro de um
contexto flexível.
10.
Um assessor/gestor deve ter capacidade
de se responsabilizar pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional contínuo.
Vontade de querer crescer e ser alguém de atitude diante das inúmeras situações
inusitadas ou não que possam surgir no cotidiano do agir profissional e da
convivência em
sociedade. Ter postura e ética profissional.
Professora
Eliane Wamser
Janeiro de 2005
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