O
atual contexto do mundo do trabalho, que tem o cenário constituído pela
economia globalizada, pela sociedade da informação e do conhecimento e por
movimentos em prol do estabelecimento de uma sociedade mais humanizada, está
requerendo cada vez mais de seus integrantes competência e inteligência social.
Especialistas afirmam que a competência
técnica contribui em 15% no sucesso de um profissional. Ao passo que 85% estão
ligados à competência de se relacionar com as outras pessoas. Karl Albrecht em
seu livro Inteligência Social, diz
que a inteligência social é a habilidade de se relacionar bem com as outras
pessoas e conquistar sua cooperação.
É cada vez maior o interesse em se
conhecer as regras de conduta, nem sempre ditas e escritas, que regem o
comportamento social e profissional dos membros de uma sociedade ou organização
para garantir uma postura adequada ao se relacionar com clientes internos e
externos.
O conhecimento e a prática de normas de
conduta e regras de boas maneiras que regem o comportamento geram benefícios
imediatos tanto para o profissional que as pratica como para a organização do
qual faz parte. Faz com que as pessoas ajam com mais naturalidade e
autoconfiança no relacionamento com outras e diante de situações inusitadas. E,
consequentemente, melhores resultados nos negócios e no convívio pessoal. Reflete
de maneira positiva em todas as áreas da organização, indiferente de seu ramo
de atividade.
Na verdade, o que se quer é que dia
após dia cada organização busque um diferencial e para isso basta que tenha uma
pessoa para fazer o local de trabalho um lugar mais agradável de trabalhar.
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