O óbvio está sendo o vilão na causa
de muitos problemas de relacionamento interpessoal, que impactam diretamente na
consecução de metas e objetivos corporativos.
Recorrendo ao Novo Dicionário Aurélio,
óbvio é o que está diante dos olhos; que salta à vista; claro, patente.
Evidente; incontestável.
Ter que falar (ou seria melhor dizer:
chamar atenção) sobre situações óbvias durante os treinamentos in company
passou a me incomodar profundamente. Considerava desperdício de tempo abordar
questões que, a princípio, se mostravam tão evidentes e corriqueiras. Coisas
que todo mundo deveria saber. Ah! “Deveria” saber. Até que num treinamento em
determinada empresa, um participante me dirigiu a palavra: “O que é óbvio para
mim, pode não ser para você. E o que é óbvio para você, pode não ser para mim.”
Simples assim! Ponto. Concordei. Somos
e vivemos em contextos diferentes. Tivemos, até hoje, vivências e experiências diferentes,
com pessoas diferentes, em lugares dos mais variados. Logo, enxergamos e
percebemos as coisas que nos cercam de modo diferente.
Longe de querer abrir, aqui, espaço
para uma discussão mais filosófica em torno do óbvio, estou convencida de que
precisamos, sim, falar sobre atitudes consideradas óbvias, porém não praticadas,
em particular no ambiente de trabalho, que é o foco deste livro. Aliás, tem uma
frase da escritora e jornalista Clarice Lispector (1920-1977) que diz: “O óbvio
é a verdade mais difícil de se enxergar.”
O ambiente de trabalho (como a
sociedade) é regido por determinados padrões de comportamento, que garantem a
convivência entre seus integrantes, baseados numa relação respeitosa, atenciosa
e tolerante. Não dá para não deixar de alertar os profissionais, independentemente
de geração, sobre certas atitudes que podem causar uma colisão frontal com
colegas de trabalho e com chefias no ambiente de trabalho.
Posto isso, cuidado com:
û Aperto de mão mole e sem comprometimento.
û Mau
humor. Lamúrias. Queixas. Reclamações
û Interromper a conversa de outra pessoa, sem
pedir licença e sem permitir que a pessoa termine seu pensamento.
û Desrespeito
à hierarquia
û Procrastinação
= não cumprir prazos estipulados
û Atrasar-se em reuniões e eventos.
Impontualidade.
û Um e-mail mal escrito
û Ofensas e agressões pessoais
û Sarcasmo. Zombar de tudo.
û Tirar sarro/caçoar de alguém.
û Piadas depreciativas. Fazer graça à custa de
outros.
û Corrigir a gramática ou a pronúncia de quem
estiver falando.
û Falar alto
û Chamar as pessoas aos gritos ou com gestos
agressivos.
û Apontar outros com o
dedo.
û Abusar da liberdade. Brincadeiras preconceituosas
û Manifestar frequentes atitudes de infantilidade
û Tratamentos de intimidade
û Fofocas e mexericos
û Falar mal de pessoas
û Indiscrição
û Expor a vida pessoal para os colegas de forma
irresponsável
û
Desrespeitar a privacidade do
outro.
û Conversar com alguém olhando para o relógio ou
mexendo no celular
û Não desgrudar os olhos do celular durante
reuniões e durante almoço de negócios.
û Conversas paralelas e risadas durante reuniões
û Repreender (dar bronca) alguém na frente de
outros
û Ser o “dono da verdade”. Entender de tudo. Querer ser o mais
inteligente.
û Ter sempre razão.
û Preguiça
û Agarrar outra pessoa pelo braço. Ou puxá-la pela
camisa.
û Beber além da conta em festa da empresa.
û Gesticular demais.
û Falar palavrões e fazer uso frequente de
gírias e cacoetes
û Bocejar e espirrar na cara do outro.
û Usar palito de dente fora do banheiro
û Cuspir e jogar lixo na calçada.
û Apresentação
pessoal desleixada.
û Mascar
chicletes
û .....
û .....
û .....
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