Qual é a finalidade do protocolo no ambiente
de trabalho presencial ou remoto?
“[...] “nos protege de colidir com os
outros, de magoar os sentimentos dos colegas ou de prejudicar a reputação de
uma firma”. Resposta dada por Amy Vanderbilt em 1952 quando escreveu O livro
completo de etiqueta de Amy Vanderbilt, (reescrito e atualizado, no fim dos
anos 90, por Nancy Tuckermann e Nancy Dunnan). No livro, compara o protocolo do
ambiente de trabalho aos sinais de trânsito e aos mapas rodoviários. No contexto
atual, é o nosso GPS (Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento
Global) corporativo, que sinaliza as normas e regras de civilidade (educação
social), essenciais e indispensáveis para quem quer ter resultados positivos no
trabalho e no convívio social.
Conhecer e praticar normas de conduta
que fazem parte do mundo do trabalho facilitam sua entrada e seu movimento
nesse ambiente. Não importa se são ambientes formais
ou informais, presenciais ou remotos (à distância). O que importa é que ao se
relacionar com as pessoas prevaleçam suas atitudes de elegância, que são perceptíveis
aos outros pela naturalidade e espontaneidade com que são tratados.
Ajuda você a ter certo controle sobre
seu próprio comportamento e fornece ferramentas para que saiba e possa adequar
regras e costumes a determinadas realidades, sempre levando em consideração o
contexto, o jeito de ser e de pensar do outro.
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