É cada vez maior o interesse em se
conhecer as regras de conduta, nem sempre ditas e escritas, que regem o
comportamento social e profissional dos membros de uma sociedade ou
organização. Por quê? Pelo fato de serem indispensáveis para a convivência num
mundo que se torna dia-a-dia mais inquietante e ríspido.
O mundo dos negócios, em particular,
está requerendo dos seus componentes uma postura profissional elegante que lhes
assegure êxito pessoal e profissional ao se relacionar com clientes internos e
externos. Ser bem-educado é predicado cada vez mais valorizado na vida como um
todo.
Você, profissional, está prestando
atenção para sua inteligência social? Karl Albrecht em seu livro Inteligência social (2006, M .Books do Brasil
Editora) define inteligência social como a habilidade de se relacionar bem com
as outras pessoas e conquistar sua cooperação. Essa capacidade, para muitos, é
um fator determinante para uma carreira de sucesso.
A vantagem competitiva hoje é representada
por atitudes e gestos considerados essenciais para solidificar a imagem
profissional. Alguns exemplos: dizer
obrigado(a), pedir por favor, com licença, saber se apresentar e cumprimentar
as pessoas, comportar-se elegante e corretamente em um almoço de negócios,
vestir-se de acordo com a ocasião e o horário, usar o celular sem ser
inconveniente.
Estamos na
era dos relacionamentos, da empresa humanizada. O diferencial de uma
organização para outra não está unicamente na tecnologia que ela tem à sua
disposição, mas também no relacionamento que tiver com seus clientes,
fornecedores, colaboradores. O
conhecimento e a prática correta das regras de etiqueta, ou seja, das boas
maneiras e dos bons costumes, geram benefícios imediatos tanto para o
profissional que as pratica como para a organização da qual faz parte. Facilita o convívio entre as pessoas por meio
de comportamento adequado a cada ocasião e cerimônia. Ajuda a conquistar e
manter clientes. Dá ferramentas para trabalhar em equipe e segurança em
ocasiões cerimoniosas. E faz o ambiente de trabalho ser mais leve.
Para fazer parte do time dos bem sucedidos, recomendamos prestar
atenção e tomar cuidado especial com alguns pequenos, mas importantes, detalhes
que podem afetar a imagem profissional:
aperto de mão mole ou
esmagador;
impontualidade;
participar de fofocas e
fomentar a rádio corredor;
falar de problemas
pessoais no trabalho;
apresentação pessoal
desleixada;
desrespeitar a
privacidade do outro;
repreender uma pessoa em
público;
falar em voz alta em
ambientes com divisórias;
chamar a pessoa aos
gritos;
corrigir a gramática ou a
pronúncia de quem estiver falando;
utilizar gírias e
palavrões no vocabulário;
apontar coisas ou pessoas
com o dedo;
bocejar, tossir,
espirrar, assoar o nariz, sem discrição;
usar maquiagem pesada e
perfume forte;
“cercar” o chefe no corredor, no elevador, no
restaurante para resolver assuntos pendentes.
Considerando os pontos
citados, você se considera uma pessoa elegante?
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