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Prestar atenção aos hábitos, atitudes, boas
maneiras e normas de conduta - nem sempre escritas, mas que regem o
comportamento social e profissional - pode ser fator preponderante para
conquista de uma carreira bem-sucedida. Aqueles que utilizam a falta de tempo e
a competição para justificar o distanciamento dos colegas ou comportamentos
inadequados estão, na verdade, incorporando a imagem de antissociais.
Não agradecer quando alguém faz um favor; não cumprimentar; não
se desculpar por enganos; e agredir colegas com palavras ou gestos leva por
água abaixo todas as imprescindíveis regras de boa convivência.
Dizer muito
obrigado(a), pedir por favor, por
gentileza, com licença, desculpas, cumprimentar com bom dia, boa tarde, até
amanhã e como vai são delicadezas essenciais para harmonizar o ambiente de
trabalho e construir uma imagem profissional positiva.
Em todas as áreas, a construção da credibilidade profissional
leva tempo. Não é algo que se conquista no dia seguinte à solenidade de colação
de grau. Esta construção começa quando se sai de casa, antes mesmo de se chegar
ao escritório.
Sorria! Você é e será permanentemente filmado pelos olhos de
todos com quem se relaciona, dentro ou fora do ambiente de trabalho. E cada um
fará seu julgamento.
Na obra “O livro completo de etiqueta de Amy Vanderbilt”,
Nancy Tuckermann compara o protocolo do ambiente de trabalho aos sinais de
trânsito e aos mapas rodoviários. Segundo a autora, conhecer o protocolo do
ambiente de trabalho “nos protege de colidir com os outros, de magoar os
sentimentos dos colegas ou de prejudicar a reputação de uma firma”.
Um profissional, por exemplo, provoca colisão quando fala dos
problemas pessoais no escritório; chama as pessoas aos gritos; usa a mesa de
trabalho para se enfeitar, maquiar, lixar e pintar unhas; interrompe o trabalho
de colegas para bater papo; mantém-se ligado a rumores e fofocas; critica pessoas
na presença de outras; deixa clientes aguardando para mostrar a importância do
cargo; faz amizades só com quem tem posição hierarquicamente superior; e por ai
vai...
Quem de nós já não presenciou alguém cometendo tais infrações
no local de trabalho?
Fico aflita por ver pessoas jogarem a credibilidade pela
janela por condutas não éticas. O respeito pelo ser humano é demonstrado por
uma postura adequada, cortesia, discrição, refinamento no trato, bom humor,
aparência agradável e saudável, sobriedade no modo de vestir, disposição para
servir, humildade, confiança e prudência. Estas, com certeza, são qualidades
indispensáveis ao bom convívio profissional.
Todo profissional ganha pontos ao tratar as pessoas com
dignidade e respeito, independentemente da posição destas na escala hierárquica.
Fonte: WAMSER, Eliane. A secretária que faz... Blumenau: Nova Letra, 2010.
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