Todo
profissional precisa ter um planejamento de sua carreira e da forma como
pretende expor-se ao mundo do trabalho. Descrever a situação profissional
atual, estabelecer metas realistas para encaminhar a carreira, esboçar passos
para alcançar as metas, são ações que fazem parte do plano.
Contudo, cabe
lembrar que prever mudanças no decorrer da caminhada é uma atitude sábia, pois
nós - como o ambiente no qual estamos inseridos mudam - e o planejamento
necessitam de adaptações. O que requer nossa disposição constante de aprender a
aprender e de reconstruir os passos diante da turbulência que movimenta o
mercado globalizado.
Por onde
começar mesmo não dispondo de tempo para parar e escrever um plano de ação para
alavancar a carreira?
Você pode
iniciar agora no seu local de trabalho. Como? Num primeiro momento, assumindo a
postura de quem quer de fato agregar valor a tudo que faz, seja na vida
particular, seja na vida profissional.
Num
segundo momento, mesmo que em frações menores, porém concomitantemente,
praticar pequenas ações e atitudes essenciais para um convívio harmonioso no
trabalho e para resultar em benefícios no sentido de agregar valor e
responsabilidades ao cargo. E que fazem a diferença na construção e projeção da
imagem profissional e social.
Vamos a
algumas dicas:
Conheça profundamente
o negócio da empresa em que trabalha, assim como as normas de conduta e os
procedimentos, pois lhe dará dinamismo para criar situações e oportunidades
para argumentar, opinar, participar e sugerir mudanças. Comece por ampliar sua
área de atuação.
Integre e
coordene grupos de trabalho. Envolva-se em atividades que estão em sincronia
com os objetivos corporativos.
Assuma a
responsabilidade por atividades indesejáveis, porém desafiadoras. Amanhã
poderão lhe render pontos positivos.
Torne-se
imprescindível, porém não insubstituível.
Tenha
iniciativa e discernimento para questionar. Aceite críticas e sugestões.
Defina
prioridades e cumpra-as com pontualidade.
Envolva-se
em comissões que analisam e elaboram procedimentos e processos administrativos,
por exemplo.
Ajude a
organizar comitês voltados à sustentabilidade e à responsabilidade social.
Adote uma
postura elegante que lhe assegure êxito pessoal e profissional ao se relacionar
com clientes internos e externos. Um
comportamento com confiança, simplicidade e naturalidade reflete de maneira
positiva e melhora o relacionamento com as pessoas.
Cumprimente
sempre as pessoas com uma expressão facial otimista e um sorriso espontâneo,
chamando-as pelo nome.
Demonstre
prazer no que faz. Honestidade, lealdade, respeito e discrição são princípios
éticos que atestam a forma prazerosa com que cada um trata o seu cliente, sua
família e amigos e principalmente seus sonhos. Afinal de contas, já está mais
que provado por estudiosos do comportamento humano que somente quando
conseguimos gostar de nós mesmos e do que fazemos podemos gostar
verdadeiramente das outras pessoas.
Sucesso!!
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