domingo, 14 de setembro de 2014

Quem não é visto, não é lembrado!!

  

Todo profissional precisa ter um planejamento de sua carreira e da forma como pretende expor-se ao mundo do trabalho. Descrever a situação profissional atual, estabelecer metas realistas para encaminhar a carreira, esboçar passos para alcançar as metas, são ações que fazem parte do plano.
 
Contudo, cabe lembrar que prever mudanças no decorrer da caminhada é uma atitude sábia, pois nós - como o ambiente no qual estamos inseridos mudam - e o planejamento necessitam de adaptações. O que requer nossa disposição constante de aprender a aprender e de reconstruir os passos diante da turbulência que movimenta o mercado globalizado.

Por onde começar mesmo não dispondo de tempo para parar e escrever um plano de ação para alavancar a carreira?

Você pode iniciar agora no seu local de trabalho. Como? Num primeiro momento, assumindo a postura de quem quer de fato agregar valor a tudo que faz, seja na vida particular, seja na vida profissional.

Num segundo momento, mesmo que em frações menores, porém concomitantemente, praticar pequenas ações e atitudes essenciais para um convívio harmonioso no trabalho e para resultar em benefícios no sentido de agregar valor e responsabilidades ao cargo. E que fazem a diferença na construção e projeção da imagem profissional e social.

Vamos a algumas dicas:

Conheça profundamente o negócio da empresa em que trabalha, assim como as normas de conduta e os procedimentos, pois lhe dará dinamismo para criar situações e oportunidades para argumentar, opinar, participar e sugerir mudanças. Comece por ampliar sua área de atuação.

Integre e coordene grupos de trabalho. Envolva-se em atividades que estão em sincronia com os objetivos corporativos.

Assuma a responsabilidade por atividades indesejáveis, porém desafiadoras. Amanhã poderão lhe render pontos positivos.

Torne-se imprescindível, porém não insubstituível.

Tenha iniciativa e discernimento para questionar. Aceite críticas e sugestões.

Defina prioridades e cumpra-as com pontualidade.

Envolva-se em comissões que analisam e elaboram procedimentos e processos administrativos, por exemplo.

Ajude a organizar comitês voltados à sustentabilidade e à responsabilidade social.

Adote uma postura elegante que lhe assegure êxito pessoal e profissional ao se relacionar com clientes internos e externos.  Um comportamento com confiança, simplicidade e naturalidade reflete de maneira positiva e melhora o relacionamento com as pessoas.

Cumprimente sempre as pessoas com uma expressão facial otimista e um sorriso espontâneo, chamando-as pelo nome.

Demonstre prazer no que faz. Honestidade, lealdade, respeito e discrição são princípios éticos que atestam a forma prazerosa com que cada um trata o seu cliente, sua família e amigos e principalmente seus sonhos. Afinal de contas, já está mais que provado por estudiosos do comportamento humano que somente quando conseguimos gostar de nós mesmos e do que fazemos podemos gostar verdadeiramente das outras pessoas.

Sucesso!!
 

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