quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Servindo o cliente




Garçom é o elemento fundamental para satisfazer as expectativas e necessidades do cliente. É com ele que o cliente faz contato direto, motivo pelo qual é considerado o representante da organização perante o cliente. Esta definição consta no Guia do Garçom, elaborado pelo Instituto de Hospitalidade (Ministério do Turismo, 2007).
Recomendamos verificar esse guia que em muito ajudará a orientar e revisitar algumas técnicas de servir.

Serviços à mesa
            Serviço é a denominação usada para designar a forma como o cliente será servido. Quais são: serviço à francesa, serviço à inglesa, empratado, self-service.
Serviço à Francesa - Ideal para refeições formais, é considerado o serviço oficial para reuniões de caráter diplomático; é o mais requintado. O serviço à francesa caracteriza-se, basicamente, pelo próprio comensal se servir de especiaria ou prato para ele oferecido, pelo lado esquerdo, através de uma travessa, por um garçom ou copeiro.
Serviço à Inglesa
Ø  Serviço à inglesa direto – o garçom serve o convidado, sempre pelo lado esquerdo, retirando os alimentos da baixela, fazendo uma pinça com o garfo e a colher.
Ø  Serviço à inglesa indireto (com guéridon = carrinho) – o prato é montado no guéridon pelo garçom, e servido ao convidado pelo seu lado direito.
Serviço Empratado - Os pratos já vêm montados da cozinha, geralmente bem elaborados e decorados. O garçom, ao servir, coloca o prato à frente do convidado pelo lado direito.
Self service - É a proposta de almoços ou jantares com bufê. Tanto os acessórios, quanto a comida são dispostos em cima de mesa ou bufês, a partir de onde os convidados se servem. Ou seja, vão até o bufê, servem-se à vontade e depois retornam para a mesa. Permite maior descontração aos convidados, pois requer mais de sua participação.

Colocação e organização de mesas. São fotos tiradas de mesas organizadas por alunos e alunas durante a disciplina de Etiqueta à mesa, que ministrei no curso Sequencial de Gastronomia, na Universidade Regional de Blumenau, em julho de 2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário